terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Importância de Brincar

A Importância de Brincar



Brincar é algo inato que faz parte do desenvolvimento das crianças, desde o primeiro mês. É a brincar que a aprendizagem da criança vai sendo feita, pois obriga a uma atenção permanente, o que faz com que comece a haver um relacionamento com o que a rodeia, e um conhecimento do seu meio envolvente.









Nós adultos somos o primeiro brinquedo que a criança tem ao seu alcance. Como tal, cabe-nos a nós saber brincar e jogar com ela. Não podemos ver o brincar e os jogos como uma aprendizagem mas também uma forma de estabelecer relações afetivas que nestas idades são muito importantes. O brincar não deve ser feito só na escolinha, mas também em casa com os pais e outros familiares (irmãos, avós, primos, etc.).

É nesta hora de lazer que se conseguem passar momentos únicos e ao mesmo tempo, começar a conhecer as crianças na sua plenitude, conhecer as suas capacidades, os seus limites, as suas preferências e as suas personalidades.

Podemos dizer que brincar com a criança desde bebé é uma forma de ajudá-la a conhecer-se a si mesma, a comunicar com o meio envolvente e a enriquecer-se como pessoa.

A verdade é que com um pouco de imaginação, muito carinho e dedicação, se conseguem passar bons momentos de brincadeira e aprendizagem com as crianças.

Desde a primeira infância que as crianças necessitam de ser estimuladas com pequenas brincadeiras, desenvolvendo assim as suas capacidades sensoriais, psicomotoras, sociais, e afetivas.

Desde que nasce que a criança, mostra interesse em ver coisas diferentes e ouvir sons diversos, gosta de ser tocada, que lhe peguem ao colo, agarra com força nos nossos dedos, mexe todos os membros, olha-nos nos olhos, e segue com o olhar tudo o que mexe, gosta de cores e de tudo o que brilha.



Para brincarmos com crianças tão pequenas não precisamos de muitos objetos, brinquedos ou materiais, pois qualquer atividade simples já desenvolve algo de significativo na criança; temos de pensar também que cada criança é um mundo, e que não existem regras gerais, cabe-nos a nós perceber o que cada uma gosta e ir ao encontro do que ela nos pede.

No que se refere às crianças pequenas, embora sejam ainda bebés, não se podem limitar só a comer e a dormir, precisam também de pequenos estímulos, para que haja uma interação desde cedo com o mundo que as rodeia, facilitando-lhes assim o desenvolvimento das suas capacidades.

Fonte: "O Primeiro Ano", Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário